Contextualização Geográfica
Nas faldas da serra do Marão, de olhos postos no rio.
Longe da agitação das grandes cidades, em Mesão Frio o sossego e a tranquilidade do reencontro com a natureza no que de mais autêntico e singular ela tem, reside a experiência única da Quinta da Rede.
É nesta Porta do rio Douro, em que o Corgo é seu afluente e a UNESCO classifica, em 2001, como Património da Humanidade a região vinhateira do Alto Douro, que se inclui esta sub-região do Baixo Corgo, sendo toda a região a primeira no mundo a ser demarcada e regulamentada desde 1756.
A riqueza em microclimas como consequência da sua acidentada orografia, tornam os invernos muito frios e os verões muito quentes favorecendo a plena maturação das uvas, produzindo vinhos de excelência e com características únicas.
SOLOS
Mineralidade e elegância singular que assenta neste terroir.
Praticamente toda a região vinhateira do Alto Douro assenta num complexo xisto-grauvático, sendo a sub-região do Baixo Corgo, onde se situa a Quinta da Rede, dominada pela serra do Marão, onde os solos ricos em xisto são trabalhados nos tradicionais socalcos, em encostas íngremes junto ao rio Douro, conferindo aos nossos vinhos características únicas de mineralidade, frescura e elegância.
CASTAS
Da fusão de variedades indígenas nascem néctares.
A reestruturação de toda a vinha em 1996, levou à reabilitação de todo o património vitícola e grande parte da vinha foi replantada, aproveitando-se apenas algumas cepas pela sua antiguidade, o que trouxe uma nova vitalidade aos seculares talhões da Quinta da Rede, mantendo ainda assim a sua tradição de castas.
TOURIGA NACIONAL
Uma uva que possuí cachos compactos e delicados de bagos pequenos e arredondados, com aroma profundo, variando entre o floral e o frutado, característico e inconfundivelmente nobre.
TOURIGA FRANCA
São uma casta de uva que proporciona aromas geralmente intensos, com um toque floral evidente a rosas e um aroma frutado a esteva e frutas vermelhas maduras.
TINTA RORIZ
As uvas de casca grossa e de cor escura da variedade Tinta Roriz proporcionam um sabor frutado e uma fragrância resinosa, oferecendo vinhos com elegância e robustez.
ARINTO
Casta de sabor e aroma cítrico, de elevada acidez e forte perfil mineral, tornando-se refrescante.
RABIGATO
De cor verde amarelada, os seus bagos têm uma elevada acidez natural, com aromas de intensidade mediana, doce, lembrando flores de laranjeira e podendo apresentar notas mais vegetais conforme a sua maturação.
VIOSINHO
Uma casta típica do Baixo Corgo, de bagos muito sensíveis e maturação precoce, de onde resultam vinhos bem estruturados, com muita mineralidade e aromas florais complexos.
GOUVEIO
Oferece uvas com bom amadurecimento, resultando em vinhos de excelente equilíbrio entre açúcar e acidez, que se caracterizão pela elevada gradação, aromas intensos e boa estrutura, possibilitando bom envelhecimento em garrafa.
NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e receba ofertas exclusivas e em primeira mão.